23 novembro 2009

Ex-RBD causa polêmica com suas novas músicas

Por: Pedro Fernandes


A cantora Anahí , ex-RBD, teve seu vídeo-clipe censurado por algumas emissoras. O vídeo é da canção título do CD que chega às lojas dia 24 de Novembro, “Mí Delírio”.

O vídeo se passa em uma casa de recuperação para loucos, a cantora é uma das pacientes e em seu quarto, onde ela dança sensualmente sobre a cama, tem um crucifixo na parede. Esse crucifixo é a causa apontada pela maioria das emissoras que censurou o clipe, mas eles também falam do exagero de sensualidade na coreografia.

Anahí era umas das protagonistas da novela teen Rebelde, sendo assim tem muitas crianças que são suas fãs. Em uma entrevista à rádio Joven pan FM, quando Anahí foi questionada se as letras sensuais são para livrá-la da imagem de Rebelde ela disse que na realidade essas letras são ‘ela’, que na época do RBD ela não podia escrever as letras nem escolher o que fazer e que agora o que ouvimos e vendo é sua essência.



No fim da formação do RBD a cantora teve um desafeto com sua colega de Grupo Maite. Os fãs de Maite ficaram muito bravos com a loira quando pergutaram pra ela onde estava Maite e ela respondeu com uma de suas canções: ....”Y Desapareció...”

Outra polêmica da Loira nasceu depois de um comunicado que ela soltou pedindo aos fãs que comprem cinco unidades de seu disco. Alguns acharam o apelo um absurdo. Outros apóiam a cantora e se comprometeram a comprar.

Anahí está mais autônoma, ela escreveu a maioria das letras do seu cd, fez a arte da capa, desenhou o figurino do show. Ela cresceu e quer atingir um público já crescido também. Atualmente a cantora está ocupada com sua turnê ‘Mi Delírio World Tour’, que teve seu show de estréia em três de novembro de dois mil e nove no HSBC Brasil em São Paulo.








18 novembro 2009

Musicultura: Falando de música pra você - 1ª edição



Fique por dentro dos clipes das cantoras Anahi e Demi Lovato

13 novembro 2009

Green Day toca no Brasil em 2010

Por: Pedro Fernandes

A banda estadunidense vem ao Brasil para apresentar sua nova turnê. O show é inspirado no novo álbum da banda, “21st century breakdown”.


"Vamos tocar no Brasil no ano que vem com toda certeza. Só não sabemos exatamente quando. Isso está sendo arranjado agora, mas é certo. Já estou ate ensaiando algumas palavras para animar o público de lá", contou Billie ao Jornal do Brasil.

O “21st century breakdown” é o oitavo álbum do trio. O álbum segue o mesmo estilo do “American idiot”, ópera rock.

Ópera rock, o que é isso?

O conceito de ópera rock veio com o disco “American idiot”. O disco conta a histórias de um rapaz chamado St. Jimmy. Outro nome para este tipo de obra é – Álbum conceitual – mas ópera rock combina mais com o Green Day.

Duas das músicas do “American Idiot” ultrapassam 9 minutos. ‘Jesus of Suburbia’ é uma delas e foi transformada em vídeo clipe. Aliás o clipe de ‘Jesus of suburbia’ é uma espécie de curta-metragem sobre a vida do personagem principal do CD.

Já o novo Álbum que traduzido para o português tem o nome de ‘Colapso do século XXI’, conta a história de um casal, Christian e Gloria, que buscam sair da miséria e melhorar de vida no novo século.

O que o Green Day busca com esse tipo de álbum é fazer quem ouve uma música no rádio procurar escutar o resto do disco para poder entender a história da canção. Outro ponto interessante é que é necessário refletir nas letras para compreender a história central da trama.






Fonte: Vírgula.uol
          Canal do green day no youtube
          Jornal do Brasil.

10 novembro 2009

Teleton reúne artistas em prol de deficientes

Por: Heitor Borella

Há 12 anos o SBT realiza em parceria com a AACD o Teleton. O Teleton é um programa com o intuito de arrecadar fundos para as crianças com alguma deficiência física ou psicológica, câncer.

A população brasileira é muito solidária, o que faz os meios de comunicação junto com instituições infantis realizarem eventos televisivos para arrecadar dinheiro. A Globo e o seu Criança Esperança, a Record e a Pestalozzi e por fim o SBT e o Teleton.

Diferente dos outros programas o Teleton dura dois dias. É uma verdadeira maratona! Artistas, cantores e população, todos em prol de uma causa: A luta pela reabilitação das crianças da AACD.

A Maratona do Teleton 2009 ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro. O evento reuniu vários artistas com o objetivo de construir mais uma AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente.

Vários artistas como Victor & Leo, Claudia Leitte, Daniel, Fernando e Sorocaba e o cantor gospel Regis Danezi, cantaram e doaram dinheiro para a campanha.

A platéia vibrou quando os artistas cantaram sucessos como: Paga Pau, Deus e eu no sertão, Extravasa e Faz um milagre em mim.

A meta de arrecadação era de R$: 19.000,00, mas foi superada em R$ 230,00. O dinheiro será aplicado na construção do centro de reabilitação da ACCD na cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais.



07 novembro 2009

Jonas Brothers fazem música para todos os públicos

Por: Pedro Fernandes

É só uma banda começar a fazer sucesso para que as revistas teens começarem a colocá-los na capa, trazerem perfil dos integrantes e etc. O problema é que essas publicações sempre falam da banda ou do artista sendo um grupo que só atinge o público feminino.

Esse é o caso da banda americana Jonas Brothers. A banda é composta por três irmãos: Nick, Kevin e Joe. O grupo pop é sempre apontado pelas maiorias das publicações como uma banda para garotas.

Quando os veículos apontam os Jonas como uma banda para meninas eles estão baseados na tendência que os jovens atualmente preferem a imagem, a aparência a beleza e não a música, o tipo de som e a letra. Numa sociedade onde até a informação se acompanhada de imagem é mais atrativa, no mundo da música não seria diferente.

A jovem Elis Regina diz ouvir os Jonas desde 2007 e quando perguntamos pra ela o que a fez ser fã da banda, ela disse que é pelo fato deles expressarem seus sentimentos nas músicas e não cantarem apenas letras que falam de sexo e dinheiro.
Os irmãos Joe, Nick e Kevin usam anéis de pureza, que simbolizam que eles se manterão virgens até o casamento. Essa atitude gera na maioria dos homens um certo preconceito. Por outro lado alguns nem ligam e começam a ouvir a banda e acaba se tornando fã. A maioria dos meninos acaba por não dizerem serem fãs para não serem irritados.

“Os garotos ouvem aquilo que eles admiram, por exemplo eles olham para o estilo e para os atos dos seus ídolos. Grande parte não ouve os Jonas exatamente porque não querem ser como eles. Já as meninas começam a ouvir algo pela beleza dos artistas, e também procuram encontrar neles o garoto do sonhos”, conta Elis

Os Jonas já lançaram quatro discos de estúdio e um ao vivo, de todas as músicas Elis diz gostar mais de A little bit longer. “Quando ela vazou de um show, eu chorei muito, na verdade,até hoje choro dependendo do momento”, finaliza Elis.

Os irmãos estão estrelando uma serie do Disney Channel, J.O.N.A.S, uma comédia que gira em torno da vida deles lhe dando com a fama. Além da série eles participaram do filme Camp Rock 2 que vai ao ar no próximo ano.



06 novembro 2009

Globalização faz jovens consumir música de todos os cantos

Por: Pedro Fernandes

A globalização é um fator determinante para a atual diversidade musical vivida hoje. Pessoas no interior do amazonas ouvindo músicas feitas por norte-americanos, ou um paranaense ouvindo um baião cantado por um artista baiano. Em dias onde a liberdade está sendo confundida com libertinagem a juventude tende a escolher músicas que destacam temas como sexo, dinheiro, fama e às vezes violência.

Em entrevista à equipe do Musicultura a curitibana Elis Regina, 14 anos, nos contou suas preferências e comentou sobre o que os jovens andam escutando.

“Gosto de muitos tipos de musica, curto desde musica clássica até alguns tipos de pop”, conta Elis. O Pop não é um ritmo específico, e sim um estilo que agrega vários ritmos que ganham diversos públicos. Elis diz preferir o pop mais leve, com letras falando de sentimentos, o chamado pop Antifolk. Hoje em dia os jovens não ouvem música e sim consomem ela.

Preferência ou modinha?

Com a mídia, as rádios comerciais e o poder da internet, hoje faz mais sucesso quem divulgar mais. Musicas que fazem parte da trilha sonora de malhação são sem dúvida as mais pedidas nas rádios. Segundo Elis os jovens não ouvem um tipo de musica pela sua preferência e sim pela influência midiática. A música aparece nas rádios e na TV e logo está no gosto da rapaziada.

A musica internacional quando comparada a nacional tem muito mais adeptos, isso talvez se atribui à desvalorização da letra da música. A maioria não entende nada de inglês e canta suas músicas preferidas no “embromation”, não entendendo do que se trata só ligam para a melodia e o ritmo.

Segundo os teóricos a música é a Arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma através do som. Mas se a alma não tiver nada para transmitir, e se o receptor não for capaz de decodificar a mensagem para que sinta os sentimentos empregados na música? A resposta é simples: A música perde o sentido e vira apenas um emaranhado de notas tocadas consecutivamente.

Antigamente as crianças tinham músicas feitas para elas, com artistas como a turma do balão mágico, Eliana e outros. Hoje em dia só restou produções fonográficas infantis do lado dos evangélicos, mas os pais se recusam a comprar por preconceito. Sendo assim as crianças começam desde cedo ouvir funk, nada contra o ritmo, mas as letras estão recheadas de pornografia e desvalorização do ser humano. “Hoje em dia não há mais limites para nada, falam que criança não é mais criança, e tanto a sociedade quanto os pais dentro de casa não se importam mais com as coisas importantes: amor, fé, amizade, e trocam músicas que falam sobre estes sentimentos por canções falando de dinheiro e fama”, comenta Elis.

02 novembro 2009

Exaltasamba comemora 23 anos de carreira

Por  Carina Jane

No mês de outubro o grupo completou 23 anos de sucesso, composto por Péricles , Thiaguinho , Thell e Pinha . Além de comemorar o aniversário, o Exaltasamba também está comemorando o lançamento do seu terceiro DVD, "Ao Vivo na Ilha da Fantasia", e a indicação a décima edição do Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de samba/pagode, ao lado de artistas como Arlindo Cruz e outros.

Nestes 23 anos de sucesso, o grupo de pagode transmite aos seus fãns , canções românticas que falam sobre relacionamentos e amor a dois.

A comemoração dos 23 anos séra em grande estilo, pois nos dias 19 e 20 de novembro, o grupo fará shows no Credicard Hall em São Paulo e nos dias 27 e 28 de novembro é a vez dos cariocas prestigiarem a festa no Citibank Hall.

Os fãns irão cantar e dançar ao som de sucessos como "Cara de Pau" e "Abandonado" e antigas canções como " Vinhos e Lingeries" e "Livre para Voar".