17 março 2012


Música como um retrato social

Por Carina Jane




Já se dizia desde os tempos de Darwin que a comunicação humana derivou se da música, um elemento característico do homem e que o acompanha desde a pré-história, sendo utilizada para exteriorizar sentimento como: alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma. Sendo assim a música também tem um papel fundamental na história da sociedade, tanto que na época da ditadura, muitos dos músicos tentavam burlar a censura através desta arte.

Por isso, ainda hoje encontramos nas letras destas músicas, temas graves que muitas vezes não são vistos pela sociedade, até que aconteça uma tragédia. Exemplo disso é o Bullying ou cyberbullying, como é denominado no âmbito virtual (através das redes sócias, sites e celulares). Um ato de crueldade que atinge, cerca de 350 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo anualmente, segundo uma pesquisa da ONG “Learn Without Fear” (Aprender Sem Medo).

As histórias encontradas nestas poesias músicas são fatos que ocorreram com os próprios artistas, ou pessoas próximas a eles e vão desde desabafos e sequelas dos atos sofridos, até mesmo conselhos que levam as pessoas a pedirem ajuda ou a enfrentar os próprios momentos de dificuldade, além de algumas letras também ajudarem na autoestima de quem as escuta. 

"Quando todos dizem que eu não sou bonita e que eu não vou conseguir fazer algo, não deixo isso me abalar, foi o que eu aprendi com a música "Who Says" de Selena Gomez", Janaína Morais de 14 anos, estudante de teatro. No caso da cantora Demi Lovato, sua música Skyscraper, fez com que ela tivesse força para pedir ajuda, em um dos momentos mais sombrio de sua vida, ‘‘ Quando eu a gravei foi como um choro, um pedido por ajuda e isso aconteceu antes de eu entrar no tratamento”, conta a ex estrela da Disney, que no ano passado foi internada e diagnosticada com distúrbios alimentares e automutilação, em entrevista ao site VH1.



E se você acha que estes assuntos estão presentes somente nas letras de jovens cantoras como Demi e Selena, você está muito enganado, os estilos musicais com letras que descrevem  estas experiências  vão desde o Heavy metal, do Metálica, o Rap do Eminem e o Rock alternativo do Nx ZERO, passa pelo Country de Taylor Swift e pelo Pop da Pink, até desembarcarem na excêntrica Lady Gaga. Confira uma lista de músicas que falam sobre bulling.

Gaga que contou em entrevista  ao Jornal The Guardian que também sofreu bullying na escola e que isto reflete em sua música. “Já fui jogada numa lata de lixo e escreviam palavrões no meu armário do colégio, enquanto os outros estavam limpos, eu nunca quis ser a bonitinha no palco que canta sobre aquilo que estamos cansados de saber. Prefiro muito mais escrever uma música chamada Judas e falar sobre traição, perdão e o sentimento de ser incompreendido”. Confira o vídeo no show com a mesma declaração. 

Outra cantora que também causou polêmica nas redes sociais foi a britânica Jessie J, que em 2011 lançou o clipe Who’s Laughing Now, que conta a sua própria história na luta contra o bullying, que vinha dos professores e colegas de classe.














2 comentários:

Fernanda disse...

Mais uma vez a música é utilizada como válvula de escape, uma manifestação de um problema que não é individual e sim social.

Equipe Musicultura disse...

Concordo plenamente Fe, muitas vezes as pessoas esquecem que a produção cultural, não é somente estética e sim um retrato do que estamos vivendo.

Carina Jane