27 outubro 2009

Clipe da banda Forfun valoriza diversidade cultural

Por: Pedro Fernandes

A banda carioca lançou no mês de outubro o clipe da música Aí sim, a canção faz parte do álbum Polisenso. O Clipe foi dirigido por Daryan Dornelles, Edu Monteiro e Andrea Marques .

O vídeo de Aí sim apresentou uma vasta diversidade cultural. Entre os figurantes pode-se ver praticantes de ioga, jogadores de futebol, ciganos, sambistas, funkeiros, regueiros e até um cachorro. A diversidade é tanta que admira quem assiste ao clipe. O ultimo álbum da banda, Polisenso, trata muito do racismo, cultura de massa e o cuidado com o meio ambiente.

Muitos fãs do Forfun fizeram cara feia quando eles lançaram o Polisenso. O motivo foi a mudança de som e de ideologia das músicas. O álbum anterior, Teoria Dinâmica Gastativa, tinha letras mais adolescentes que falavam de assuntos como amor, viagens e amizade. O som era mais próximo ao Hardcore. A banda ficou três anos entre o Teoria dinâmica Gastativa e o Polisenso, é claro que haveria mudanças, todos esperavam elas, mas não sabiam que seriam tão relevantes.

As distorções de guitarras não sumiram, mas começaram a dividir espaço com os sintetizadores, sampleadores, com instrumentos de percussão afro-brasileiros e batidas de reggae e dub. O resultado ficou muito mais pessoal , é uma marca deles agora, uma banda brasileira que não está apenas na sombra de bandas internacionais que fazem sucesso entre os jovens.

Aí sim, foi a maneira visual de mostrar as mudanças já notadas quando se ouvia o novo disco, a valorização da cultura brasileira em suas inúmeras variações, a msitura rítmica e o conteúdo literário.


O forfun ganhou o VMB 2009,  realizado pela MTV Brasil. A premiação contempla os artistas do cenário nacional. Os rapazes do Forfun ganharam como melhor banda de rock. É bem verdade que eles não estão fazendo rock ultimamente, mas eles mereceram o prêmio, pela coragem de mudar de estilo sem medo do que iam pensar deles e fazer tudo isso de maneira independente.

2 comentários:

Elis Regina disse...

forfun éuma banda que sabe valorizar a ideia do jovem hj, eles não tem medo de dizer atraves da musica o que pensam, admiro muito eles

Gabi Pagliuca disse...

cara, forfun eh a melhor banda brasileira de todos os tempos. eles misturam musica boa com letras conscientes! :) quem fez cara feia - eu conheco mtas pessoas que fizeram - eh pq nao esta na vibe dos caras, nao entendem esses assuntos - ou nao querem entender!

se todo mundo escutasse forfun, o mundo seria mto melhor