20 março 2012

Sucesso de Teló transcende as fronteiras do Brasil

Por: Pedro Fernandéz

"Nossa! Nossa! Assim você me mata..." Certamente você já ouviu essa música por aí! Talvez até ja se pegou cantarolando sua melodia. Mas porque essa música faz tanto sucesso? o que a levou a se tornar um  êxito mundial?

Quem fez? Quem cantou primeiro?

Alguns poucos sabem, mas a música Ai se eu te pego não é criação de Michel, A música foi escrita por Sharon Acyoli Arcoverde e cantada pela banda "Cangaia de Jegue". naturais de Jequié, o grupo virou febre nas férias do verão 2010/2011 no nordeste, porém o baixo investimento não os permitiu alcançar toda a população. Aqui em São Paulo, onde há muitos nordestinos, a música chegou a tocar nas famosas Jukeboxes na interpretação da Banda baiana.

Adaptações para ganhar o Brasil e depois o Mundo!

Michel Teló ouviu, gostou e adaptou. Na letra original: 'Sábado no forró, a Cangaia começou a tocar', Forró! Eu canto sertanejo universitário! É realmente não dava para ser forró e Sertanejo ia sair fora da métrica¹ da música. Sem falar que o público do ex-vocalista do Grupo tradição tem um perfil mais jovem, esse povo vai pra balada dançar, daí o verso ficou: 'Sábado na Balada, a galera começou a dançar', e não deu outra, a canção caiu no gosto do povo e levou o nome de Michel Teló às alturas dos "Top 10" das rádios.
Mas a popularidade mesmo veio com o marketing gratuito executado pelo craque Neymar, jogador do Santos. O vídeo de Neymar dançando a música virou hit na rede, e Teló ficou conhecido pelo vasto globo terrestre. Clique aqui e veja o vídeo. 

Pessoas de todos os cantos do mundo postaram vídes cantando a canção em suas próprias línguas. Diga se isso não é a verdadeira globalização musical.

A receita do sucesso!

Bom, já vimos que adaptações literárias foram feitas, e que o povo gostou e muito do que Michel fez, mas segundo a estudante de Marketing, Bruna Loredo, o sucesso de Michel também se deve ao fato dele ser carismático.

Bruna, à esquerda, fotografia tirada no show de Michel.
E quanto a letra ela diz: O refrão da música é fácil. Se você fala um 'nossa', sempre tem alguém que já continua, mesmo quem não goste do Michel ou de sertanejo. A pessoa acaba ouvindo e reproduzindo! E essas músicas de 'pegação' em geral estão fazendo sucesso.

Na verdade a música caiu no gosto popular por dizer o que muita gente quer falar, mas a coragem não deixa! Nossa! Assim você me mata! "Geralmente a música fala mesmo de coisas reais, tanto as românticas quanto as de pegação. Quando você canta algumas músicas que se identificam com você é como se estivesse se expressando no grau mais literal da palavra, você chega a dizer: - Essa musica é a minha cara, foi feita pra mim!", conta a estudante.

A repercussão do hit foi tão grande que Michel gravou uma versão em inglês. Uma forma de difundir ainda mais sua carreira e também de agradecer a todos aqueles que curtem sua música fora das terras Tupiniquins.

Bruna Loredo, que é fã de sertanejo e acompanha várias duplas, dá a dica: "Villa Country com certeza é a referencia sertaneja da cidade, música boa, gente bonita e um ambiente bem 'sertanejo' também! Estou apostando em algumas duplas jovens, mas com muito potencial: Geovany Reis e Fabricio, Willian e Junnior, Rogério Ferrari, Luana Marques e Juliano e Juliani e Bruno. E também em algumas mais antigas como Matheus Minas e Leandro e Guto e Nando."

Links:

2 comentários:

Jaqueline Dias disse...

Pedro, adorei a matéria..., tem várias informações que eu não sabia a respeito desta música, como por exemplo que o Michel Teló fez uma adaptação da música. Parabéns a todos da equipe MulsiCultura, um super beijo =*

Jaqueline Dias disse...

Pedro, adorei a matéria..., tem várias informações que eu não sabia a respeito, como por exemplo que o Michel Teló fez uma adaptação da música. Parabéns a todos da equipe MulsiCultura, um super beijo =*