12 março 2012

A era digital, contra ou a favor dos artistas?


Por: Pedro Fernandéz

A disseminação digital é um fato e contra fatos não há argumentos. Hoje as pessoas ficam conectadas à internet durante todo o dia. Seja em casa, no trabalho e também no caminho entre os dois. Momentos como encontros entre amigos no shopping, shows e passeios em parques não precisam mais esperar seus participantes chegarem em casa, passarem as fotos de suas câmeras e postá-las no facebook. Tudo isso agora é feito instantaneamente de seus smartphones...Clicou e postou.

Pessoas consomem músicas através de celulares, iPods, MP3 players
No âmbito da música o tema se divide entre positivo e negativo. Antes ficávamos grudados nas estações de rádio ou em canais como a MTV esperando tocar a música nova da banda X. Com o crescimento da internet podíamos antes do lançamento do CD ouvir aquele single quando queríamos, era só assistir o clipe no youtube, ou baixá-la através de programas de compartilhamento ou sites.  

Exatamente aí o ponto negativo para o artista – o download – não adianta falar, dificilmente alguém vai pagar por um download se pode ter seu conteúdo gratuitamente. Fã que é fã compra o disco de verdade, mas antes baixa de graça na internet, porém o número de pessoas que apenas baixam as músicasé bem maior. Menos discos vendido = menos dinheiro pro artista. Mas há que citar que muitos artistas hoje só fazem sucesso porque usufruíram dessa ‘pirataria digital’. Quem era D’Black antes de vazar na internet a música ‘sem ar’? 

 
Miraculosamente algumas pessoas se lançaram no mercado fonográfico através de vídeos que postaram no youtube, caso de Justin Bieber. No território nacional, não com tanto sucesso, porém com uma qualidade refinada, a música ‘oração’ da Banda mais Bonita da Cidade, ganhou os ouvidos dos internautas.



Com as redes sociais os fãs acabaram mais íntimos de seus ídolos, agora sabem quando estão na academia ou jantando. Perceber que o artista realiza atividades como todo mortal, faz os fãs o admirarem cada vez mais. Prosartistas é que não sei se é um bom negócio ficar compartilhando seus passos.

Na era digital sobreviverá quem tiver sagacidade de reinventar a maneira de levar música as pessoas, bandas como Darvin, Forfun já aprenderam que disponibilizar seus álbuns gratuitamente é uma boa. O negócio hoje é ganhar dinheiro com vendagem de ingressos.

Mesmo com toda a tecnologia, a equipe do Musicultura incentiva a compra dos trabalhos dos artistas, lembrem-se que o processo de gravação e edição de um disco é caro e demorado, dê valor!

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